Dia 06/12/2009. Uma data que acabou se tornando um marco na história recente do Coritiba. Aquele dia foi um divisor de águas tanto para o clube, que teve de se reinventar e buscar uma reestruturação interna para chegar no estágio atual, e também como um referencial de punição contra a violência das torcidas, obrigando o Coritiba a jogar o primeiro inteiro do brasileirão da série B de 2010 fora dos seus domínios, além da punição financeira.
Essa história todo o torcedor coxa já sabe de cor e salteado. Mas o que chama a atenção são os legados deixados para o futuro daquele dia. E sem dúvidas muitos deles foram positivos, mas alguns com certeza foram negativos.
Os positivos todos os torcedores estão vendo e vivendo, com uma boa administração e profissionalização da instituição, com uma sequencia de resultados satisfatórios ao longo desses últimos 3 anos.
Mas o que chama a atenção é o lado negativo daquele dia, e isso se vê sempre que aparecem notícias novas de violência entre torcidas. Sempre que surgem esses fatos novos, matérias e programas sobre o assunto, inevitavelmente aquelas imagens são usadas de forma referencial para representar o tema. E será assim hoje em matéria apresentada pelo canal Sportv à noite sobre o assunto.
A chamada do programa já mostra imagens daquela guerra campal. E não há não vincular ao tema aquelas imagens de 06/12, uma vez que esse foi o legado deixado para o futuro. Não existem motivos para se revoltar como torcedor coxa sobre o uso daquelas imagens, pois esse foi o exemplo deixado naquele dia. Há de se concordar que tragédias deixam marcas bem mais visíveis do que bons exemplos, pois é da natureza humana valorizar a tragédia alheia.
Agora, com da reaproximação da diretoria e e do Coritiba com sua organizada, esperamos que essa aliança venha com uma boa dose de consciência e responsabilidade dos dois lados. Cada um que faz parte deste clube deve saber que todos os atos que sejam cometidos revertem invariavelmente na imagem da instituição, tanto para o bem como para o mal. E que no futuro, os legados deixados de 06/12/2009 sejam substituídos por imagens de superação, competência, títulos, e acima de tudo, de uma torcida diferenciada por apoiar de forma incondicional seu clube, buscando sempre o seu melhor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário