22 de janeiro de 2013

Mudança de técnico, críticas as mesmas







Felipão anunciou hoje sua primeira convocação como novo técnico da seleção. E parece que não agradou. Aliás, com exceção de Carlos Alberto Parreira, os últimos técnicos da seleção vem sendo perseguidos por críticas e má convocações, vamos falar.

Primeiramente, vou mostrar todos os nomes convocados e fazer uma simples análise em cima desses nomes. Vamos a eles:

GoleirosJulio César (Queens Park Rangers)
Diego Alves (Valencia)


LateraisAdriano (Barcelona)
Filipe Luis (Atlético de Madrid)
Daniel Alves (Barcelona)

ZagueirosDante (Bayern)
David Luiz (Chelsea)
Miranda (Atlético de Madrid)
Leandro Castán (Roma)

Volantes Arouca (Santos)
Hernanes (Lazio)
Paulinho (Corinthians)
Ramires (Chelsea)

MeiasRonaldinho Gaúcho (Atlético-MG)
Oscar (Chelsea)
 
AtacantesFred (Fluminense)
Hulk (Zenit)
Lucas (PSG)
Luis Fabiano (São Paulo)
Neymar (Santos)


Pois bem, eu sinceramente pensei que Diego Alves fosse uma loucura de Mano Menezes para afrontar a torcida brasileira, tendo Cássio, Jefferson e Diego Cavalieri em grande fase aqui no Brasil, mas estou vendo que Felipão também bebeu uma dose de loucura. Será o ar da CBF que faz isso com os técnicos?

 Júlio César, goleiro da última Copa, foi uma surpresa nessa lista, já que ele não vinha mais sendo especulado como goleiro da seleção desde que foi pro Queen Park Rangers, lanterna da Premier League atualmente. Júlio dos absurdos, é o menor.

Com essa convocação também cheguei a conclusão que as laterais de nossa seleção é um ponto preocupante, talvez. Não consigo entender a não convocação de Marcelo e os outros três nomes, dois do Barcelona, não me agradam. Se Júlio César já deu na seleção, tá na hora de avisarem que o Daniel Alves também. Bola mesmo, ele só joga com os alienígenas do Barça e se não jogasse também, era pra se aposentar.

A zaga, dentro do que Scolari havia dito, não é de tantas críticas, acredito que ele ousou em trazer uma novidade como o Dante, mas pelo que ouço falar, é bom jogador, inclusive eleito melhor zagueiro da Bundesliga. Ficamos na torcida por ele.

No meio-campo em geral, entre volantes e meias, Felipão parece ter feito convocações muito boas, com a única exceção de Arouca. Na minha opinião, a cria de Xerém não joga um futebol sólido realmente desde 2011, quando o Santos foi campeão da Libertadores. A volta de Ronaldinho e Hernanes são animadoras, a permanência de Paulinho também.

No ataque, 4 bons nomes e a maior loucura de todas dentro da convocação. Fred, Neymar, Lucas e Luís Fabiano merecem a vaga, Hulk de maneira nenhuma. Dentro da seleção já mostrou que não é nem um pouco útil, ou será que Felipão vai mudar até isso? No mundo todo o que não falta é atacante brasileiro, do mesmo nível que o Hulk então, tem muitos. Acontece que não tem a mesma mídia e nem conseguiram ser artilheiros de um campeonato português. 

Podemos fechar a convocação de Felipão como 65% boa e o restante ruim. Acontece é que os 35% fazem parte de setores importantes no time, como laterais e principalmente goleiro. Como já ouvi muitas vezes por aí, todo bom time começa por um bom goleiro. Júlio César é um bom goleiro, mas hoje tem melhores. 

Vamos levar em conta que ele já tinha avisado que não usaria jogadores do time brasileiro nesse primeiro amistoso.

Boa sorte ao Felipão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário