15 de janeiro de 2013

Peñarol e seu resumo para 2013: campeonatos e um grande teste inicial

 Por: Hugo Pita
twitter: @hugo1935

O Peñarol terá um ano agitado e cheio de competições. A equipe Carbonera - como também é conhecido o time por lá - disputará muitos campeonatos neste ano. A Copa Bimbo é uma tradicional competição (embora com pouco tempo de vida) que acontece todo começo de ano em Montevidéu, no Uruguai. Nacional e Peñarol sempre são dois dos quatro integrantes do torneio.

A cada ano são dois novos convidados para a disputa. Já houve até brasileiros convidados: na edição de 2009, Cruzeiro e Atlético Mineiro foram jogar a Copa Bimbo. A equipe celeste acabou sendo campeã na final contra o Nacional, numa goleada por 4 x 1. O Galo ficou com a terceira colocação, após repetir o placar da final em cima do Peñarol.

Na edição 2013, Atlético Rafaela e Atlético Tucumán, ambos da Argentina, são os dois convidados. A estreia do Peñarol será no dia 16, próxima quarta-feira, às 22h, no estádio Centenário, contra o seu maior rival: o Nacional. Mais cedo, às 20h, o mesmo estádio receberá o duelo argentino. Será o primeiro grande teste do time carbonero.

A torcida quer mais festas em 2013. (FOTO: PABLO PORCIUNCULA / AFP)
A Libertadores é o grande objetivo do Peñarol para este ano. A estreia será no dia 13, pelo grupo 4, contra o ganhador de León (MÉX) x Deportes Iquique (CHI), fora de casa. Ainda neste grupo, há outros dois times na disputa pela classificação às oitavas de final: Velez (ARG) e Emelec (EQU). Considerado por muitos especialistas como um dos grupos mais difíceis da competição, Peñarol disputa com o Velez o favoritismo para conseguir a 1ª colocação. Além disto, ter uma das melhores campanhas desta fase é super importante para a continuidade em busca do 6º título.

O Torneio Clausura, que abre a temporada nacional no Uruguai, terá seu início no dia 16 de fevereiro. Pela primeira rodada, Peñarol x Fenix abrirão suas participações no campeonato. Apesar do começo ser simultâneo com a Libertadores, Peñarol e Nacional sempre entram como favoritos no "Uruguaião". A força e tradição das duas equipes quase sempre fazem a diferença. Para se ter uma pequena ideia, desde 2000, só nos anos 2004, 2006/2007 e 2007/2008 o campeão não foi Nacional ou Peñarol. Em 2004 e 2006/2007, o vencedor foi o Danubio, enquanto em 2007/2008 o Defensor Sporting levou o troféu pra casa. Será que teremos zebra em 2013?








Nenhum comentário:

Postar um comentário