17 de janeiro de 2013
Investimentos ou loucuras?
Hoje em dia, o futebol vem ficando marcado por transações surreais, com preços super elevados de jogadores que são valorizados ao extremo sem realmente uma garantia de que valha aquilo tudo.
Existem jogadores, como Messi, Cristiano Ronaldo, Iniesta, Neymar, Drogba, Lucas, Ibrahimovic e por aí vai, que já mostraram todo o potencial e que valem cada centavo do dinheiro investido, são jogadores diferenciados, fora de qualquer normalidade, mas o futebol e quem comanda seus clubes vem exagerando quanto a outros jogadores, que podem sim ter uma qualidade, mas que não chegam a valer o preço pedido.
Vamos aos exemplos:
Alexandre Pato - Jogador de 23 anos que foi revelado pelo Internacional e logo ganhou visibilidade por se tratar de uma promessa com grande qualidade. Foi vendido ao Milan por um preço muito alto, mas na época era um garoto, promissor, que convencia a todos de que seria o futuro camisa 9 da seleção brasileira. Atualmente, voltou ao Brasil por um preço de 42 milhões de reais bancado pelo Corinthians. Hoje, bem mais barato do que quando foi para o Milan, Pato tem uma série de lesões graves em seu currículo tendo apenas 23 anos, além de não jogar o que foi esperado por todos até o atual momento de sua carreira. Por algum tempo, Alexandre Pato foi homem de confiança de Mano Menezes, ex-técnico da seleção, mas justamente por não manter uma regularidade e estar sempre no departamento médico, perdeu espaço e moral na seleção. Pato é um jogador de qualidade comprovada, mas será que vale os 42 milhões?
Hulk - Uma história meio enrolada, mas de qualquer forma, entra na lista. Ao se transferir para o Zenit, time russo, foi divulgado que custou 140 milhões de reais, se tornando o sétimo jogador mais caro da história do futebol, mas atualmente parece que a transição custou na verdade 60 milhões de reais. Hulk foi para o exterior muito rápido, ninguém no Brasil o conhecia até ganhar destaque pelo Porto e chegar a seleção. Dentro dela, Hulk não mostrou nem 30% do que se esperava, se é que tem toda essa bola e custa 60 milhões, preço absurdo dentro do que a gente já conhece de seu futebol. Lá fora, Hulk pode ter a estrela que for, mas fica bem claro pra quem conhece futebol que os portugueses foram loucos de criar uma multa dessas em cima dele e os russos ainda mais loucos por terem aceitado.
Taison - Dentro dos exemplos citados, talvez seja o menos questionado, mas 40 milhões pra contar com o futebol dele?
Taison foi um jogador que se destacou muito rápido pelo Internacional, mesmo clube que Pato foi revelado, mas que ainda no clube de Porto Alegre caiu de produção e um tempo depois foi vendido ao Metalist da Ucrânia por 13,5 milhões, preço bom se tratando de um garoto na época. Hoje, alguns anos depois, Taison se transferiu para outro clube da Ucrânia, o Shakhtar, conhecido por ter uma legião de brasileiros e custou irônicos 40 milhões de reais, quase o mesmo preço de Alexandre Pato. Imaginem o que não será cobrado quando algum clube brasileiro tiver interesse em contar com o Taison...
A intenção do texto não é questionar a qualidade dos jogadores citados e sim alertar e questionar o preço pedido e investido por eles. Hulk e Taison nunca ganharam nada de expressão como jogadores de futebol, qual o motivo de tanta valorização em cima deles? Pato entre os três talvez seja o mais regular em relação ao preço, mas por ter todo um histórico de lesões e nunca ter se firmado tanto no Milan como na seleção, é perseguido por um ponto de interrogação.
Será que a crise europeia fez com que os dirigentes apelassem nos passes de seus jogadores? Ou deixaram todos loucos mesmo?
Esses três jogadores foram só um exemplo de muitos que tem por aí. Você, torcedor, investiria tudo isso em um jogador do nível desses e de outros?
Bem ou mal, valendo a pena ou não, muito dinheiro vem sendo jogado pelo ralo no futebol.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário