5 de junho de 2012

Chegadas opostas, confiança idem




Há 1 ano e 6 meses, Ronaldinho Gaúcho chegava ao Flamengo após uma longa batalha de negociações contra Palmeiras e Grêmio. Foi montada uma mega festa para o ídolo(?) da nação brasileira se apresentar no rubro-negro, na Gávea. Os torcedores invadiram o gramado, chegando a derrubar o portão que dava acesso ao mesmo. A euforia tomava conta do torcedor mais simples até a presidente do Flamengo. R10 estava encantado. E com poucas palavras, disse a torcida:

- Estou fechado com vocês, agora sou Mengão!

A confiança no craque era gigantesca. O atacante não fazia partidas excepcionais, mas o gol de falta na final da Taça Guanabara 2011, o que deu o título ao Flamengo, foi o suficiente pra Ronaldinho e torcida terem um relacionamento super entrosado.

O Flamengo se tornou campeão carioca invicto de 2011 e Ronaldinho foi eleito o melhor do campeonato Estadual. Merecido ou não, não havia como discutir.

A invencibilidade do time durou 7 meses. O bonde do Mengão sem freio teve seu freio de mão puxado na partida contra o Ceará, pelas Quartas-de-final da Copa do Brasil, no Engenhão. O Flamengo acabou sendo eliminado pelo próprio Ceará no torneio.

No campeonato Brasileiro, a liderança e a invencibilidade no torneio traziam confiança no título nacional. Mas quando a invencibilidade foi quebrada, veio a má-fase e o início das historinhas. O time encarou um longo jejum de tantas rodadas sem vencer e os jogadores, incluindo Ronaldinho, foram questionados. No final, o Flamengo conseguiu o 4º lugar e uma vaga na Pré-libertadores 2012.

A torcida já não tinha tanta certeza de que o craque era uma boa para o time. Ronaldinho quase saiu no início do ano por conta do não pagamento de salários por parte da empresa ''Traffic'', aliada ao Flamengo na contratação do jogador. Mas o Fla bancou, excluiu a Traffic e resolveu pagar integralmente o salário de R10. Parece que só resolveu, porque segundo o jogador, o clube deve mais de 40 milhões a ele.

Foi quando os boatos de que Ronaldinho estaria saindo de festas e indo direto para o treino começaram. Na época, o até então técnico do Flamengo, Vanderlei Luxemburgo, demonstrava insatisfação com o jogador. O time fazia a pré-temporada em Londrina e Luxemburgo procurava um motivo forte para pedir o afastamento de Ronaldinho do elenco. Esse motivo veio. Ronaldinho foi flagrado por câmeras do hotel levando uma mulher pra dentro da concentração. Luxa descobriu e pediu imediatamente a saída de R10 do Flamengo. A presidente do Flamengo, Patrícia Amorim, negou. Luxa caiu por conta disso.

Outro episódio muito comentado foram as declarações e 'causos' de Assis. O empresário e irmão de Ronaldo queria aparecer mais que o jogador. Em uma oportunidade, Assis disse que Ronaldinho não entraria em campo contra o Potosí, pela Pré-Libertadores se o seu salário não fosse pago. Puro blefe, R10 jogou. Em outra, já no final da era Ronaldinho no Fla, Assis foi à uma loja de material esportivo do clube, comprou vários acessórios e saiu sem pagar. Sobre o caso, Assis declarou:

- Não pagam meu irmão, também não vou pagar.

O técnico mudou, mas a insatisfação com o jogador foi a mesma. Joel Santana, assim como Luxemburgo, deixava claro o seu descontentamento com R10, mas diferente de Luxa, não reclamou nenhuma vez. O craque chegava aos treinos visivelmente fora de condições e pedia para ser liberado. A torcida já estava esgotada com Ronaldinho. Os pedidos de saída do jogador era grande por parte da 'nação rubro-negra'.

Com a chegada de Zinho no comando do futebol, o cerco contra Ronaldinho fechou. O ídolo rubro-negro deixou bem claro à R10 que ele confiava no atacante, mas que não aliviaria. Dito e feito. Um dia após sua chegada, Ronaldinho chegou ao treino extremamente esgotado após uma noitada e Zinho chamou a atenção do jogador na frente dos jogadores e imprensa. Após o ocorrido, Ronaldinho ainda jogou contra o Internacional, fez gol, mas teve uma atuação pífia. A torcida não perdoou. Foram vaias unânimes e Ronaldinho saía sério, mas sem demonstrar nenhum tipo de preocupação. Aliás, R10 nunca se preocupou com nada relacionado ao Flamengo. Nenhuma ameaça o atingia.

Ronaldinho então pediu para ser liberado dos treinos da última semana, com o propósito de ir visitar sua mãe que estava prestes a ser operada, em Porto Alegre. A diretoria aceitou e deu um prazo à Ronaldo. Ele não voltou mais. R10 só deu notícias pela imprensa, quando a bomba de que o jogador estaria colocando o Flamengo na justiça estourou. A história de Ronaldinho no Flamengo tinha acabado. Para a torcida, graças a Deus, mas a ira com o jogador não ficou de lado.

Menos de uma semana após sua saída, Ronaldinho fechou acordo com o Atlético-MG e jogará pelo clube mineiro até o final de 2012, com a opção de renovação do contrato. Dessa vez, sem festas e na surdina. Em suas palavras, um certo otimismo, mas nada exagerado. R10 se diz pronto para fazer história no Galo e afirma que o Flamengo é passado.

Ronaldinho foi rejeitado por todos os torcedores de times da 1ª divisão nacional, mas Alexandre Khalil peitou a própria torcida e bancou a contratação. Já era de se imaginar. O presidente tem uma postura de trazer grandes jogadores ao clube com moral baixa, vide Diego Souza, Mancini, Dudu Cearense, Daniel Carvalho. Nenhum deles caiu nas graças da torcida.

Só o tempo dirá se Ronaldinho renderá sorrisos aos torcedores atleticanos, mas atualmente, o atacante está desvalorizado e sem moral com praticamente todos os amantes de futebol.

Após uma carreira brilhante na Europa, aonde encantava a todos nós com suas jogadas e belos gols, Ronaldinho é um verdadeiro enigma, mais pra desconfiança do que pra confiança. É uma pena, Ronaldinho chegava a ser comparado com os maiores de toda a história do futebol, como Pelé e Maradona.

O jeito é esperar por cenas dos próximos capítulos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário