5 de janeiro de 2012

O adeus do Ídolo


Ontem, dia 4/1/2012 o palmeiras perdeu um grande craque. Não marcava gol, não criava grandes jogadas, mas defendia demais. Marcos Roberto Silveira Reis, mais conhecido como São Marcos (Oriente, SP, 4 de agosto de 1973), é um ex-futebolista brasileiro que atuou como goleiro. Atuou profissionalmente por 19 anos, tendo defendido por toda carreira o Palmeiras, onde é um dos maiores ídolos de toda a história do clube. Revelado pelas categorias de base do Palmeiras, estreiou na equipe principal na vitória por 4 a 0 contra o Esportiva Guaratinguetá, em 16 de maio de 1992. No clube viveu o auge quando foi um dos principais responsáveis pelo título da Copa Libertadores da América de 1999. Com defesas incríveis no torneio, como nas disputas pos pênaltis contra o Corinthians, ganhou o apelido de "São Marcos". Na Copa do Mundo de 2002, no Japão foi o goleiro na campanha do pentacampeonato da Seleção Brasileira. Além disso, com a camisa da Seleção Canarinho, conquistou a Copa América de 1999 e a Copa das Confederações de 2005. Do céu ao inferno, foi assim o ano de 2002, da conquista da Copa do Mundo, Marcos acabou sendo rebaixado junto ao Palmeiras. Com uma mostra de coragem no rebaixamento Marcos, recusou propostas de Cruzeiro, Fluminense, Internacional, Vasco, além da proposta tentadora do Arsenal. Sobre o episódio, Marcos comentou:
"Deixei de ser apenas um jogador de futebol quando recusei uma proposta de R$ 45 milhões para jogar no Arsenal, da Inglaterra, e preferi disputar a Série B do Brasileiro pelo Palmeiras."  — Marcos
Poucos atletas carregaram um histórico de lesões tão grande como Marcos. A carreira do goleiro foi inteiramente marcada por contusões que impressiona, em praticamente todas as partes do corpo. Basta ver que, em seus 19 anos como profissional, ele fez “apenas” 532 jogos pelo Palmeiras. Tudo começou ainda em seus primeiros meses na equipe profissional. Na sequência, vieram todos os tipos de lesões que um jogador pode sofrer, graves ou não. Nos últimos anos, de sua carreira as dores ficaram insuportáveis.
Uma personalidade histórica pelo simples modo de ser, pela humildade Marcos, conquistou o respeito até mesmo das torcidas rivais. Foi do Brasil.

DADOS DO JOGADOR

Local de nasc. Oriente (SP), Brasil
Altura 1,93 m
Peso 93 kg
Pé Direito
Apelido São Marcos, Marcão

Nenhum comentário:

Postar um comentário