6 de dezembro de 2011

Retrospectiva tricolor


O ano de 2011 acabou no Brasil em questões futebolísticas, com excessão do Santos, que vai disputar o Mundial de Clubes. Com base nisso, farei uma retrospectiva 2011 do Fluminense. Vamos a ela :

Janeiro : Após a pré-temporada, o Fluminense estreava no Cariocão com uma vitória apertada diante do Bangu, por 1x0, gol do Fred.

Fevereiro : O mês foi marcado pela estreia do clube na Libertadores 2011, com um empate sobre o Argentinos Jrs. por 2x2. Destaque também para a volta de Darío Conca, que voltava de operação e foi poupado nas primeiras rodadas do Campeonato Carioca.

Março : Mês marcado pela situação crítica que vivia o time na Libertadores 2011. Após uma derrota para o América-MEX, o tricolor amargou a lanterna de seu grupo no torneio das Américas. Após um Fla x Flu, Muricy Ramalho pediu demissão e alegou falta de estrutura do clube.

Abril : Não muito diferente de Março, Abril também foi conturbado para o tricolor. O clube estava em situação praticamente irreversível na Libertadores, após derrota para o Nacional-URU em Montévideu. Sem técnico, o time foi buscar a vaga na Argentina de forma milagrosa, avançando assim para a segunda fase do torneio. Após algumas tentativas de técnico, o clube anunciou que esperaria por Abel Braga, que estava fora do Brasil. Na segunda fase da Libertadores, o Fluminense enfrentou o Libertad pelas Oitavas-de-final e venceu o primeiro jogo no Engenhão por 3x1. No jogo em Assunção, o Fluminense foi derrotado por 3x0, sendo eliminado precocemente do torneio. Destaque também para a saída conturbada de Emerson Sheik, que foi dispensado do clube após cantar música do rival Flamengo no ônibus tricolor.

Maio : Após 2 semanas e meio de férias forçada, o Fluminense estreava no Campeonato Brasileiro, torneio que havia conquistado em 2010. Derrota para o São Paulo em São Januário. Na 2ª rodada, o Fluminense venceu o Atlético-GO por 1x0 no Serra Dourada, marcando a despedida de Enderson Moreira como técnico interino do time.

Junho : Abel Braga estava de volta. O técnico que foi esperado por 2 meses e meio, voltava ao Brasil para comandar o atual campeão Brasileiro, mas sua estreia foi apenas na 4ª rodada, contra o Corinthians. Antes disso, Leomir comandou o time na 3ª rodada contra o Cruzeiro. No primeiro jogo de Abel no Rio, derrota para o Bahia por 1x0, e muitas vaias para o time.

Julho : O Fluminense vivia um momento instável no campeonato. Era um perde e ganha danado, sem nenhum empate e muita desconfiança. Abel começava a ser questionado pela torcida, que já pedia sua demissão.

Agosto : O mês que quase derrubou Abel Braga do clube. Após derrotas ridículas e um futebol ruim, a torcida pegava no pé dos jogadores e de Abel, que esteve a um empate da demissão. Próximo do fim de Agosto, o Fluminense começou sua arrancada no campeonato rumo a Libertadores 2012.

Setembro : Setembro foi sem dúvida o mês mais feliz para o tricolor em 2011. O tricolor encaixou 4 vitórias seguidas no campeonato, e pulou de 11º para 6º, chegando próximo do G-5. O tabu foi quebrado após derrota por 3x0 pro Bahia, em Pituaçu.

Outubro : O mês de maiores emoções para o torcedor tricolor. Após uma vitória sensacional sobre o Santos em Volta Redonda por 3x2, o Fluminense foi prejudicado em um Fla x Flu sensacional que era considerado '' jogo de 6 pontos '' e acabou sendo ultrapassado pelo rival na tabela. A recuperação veio com 2 vitórias seguidas diante de Coritiba e Palmeiras, o que deixou o tricolor em boa situação para assumir a 3ª colocação...

Novembro : .. Mas isso não aconteceu. Após derrota para o Atlético-MG no Engenhão, o Fluminense perdeu uma grande chance de encostar nos líderes, o que deixou uma ponta de decepção no torcedor. Mais uma vez, após uma derrota, o Fluminense encaixou 2 vitórias fora de casa diante de Ceará e Inter, considerados 2 monstros quando tem o mando de campo. O Fluminense assim teve a chance de ouro de assumir a liderança do campeonato, contra o América -MG, praticamente rebaixado. Estádio lotado, homenagens, apoio e... DERROTA. O Fluminense foi derrotado e se viu mais distante de conquistar o bi-campeonato consecutivo. A recuperação veio contra o Grêmio, numa vitória espetacular em noite inspirada de Fred. 5x4, com 4 do matador. Depois disso, o Fluminense garantiu sua vaga na Libertadores 2012 contra o Figueirense, após vencer por 4x0 no Orlando Scarpelli. O Fluminense ainda brigava pelo título, mas com chances remotas. O time enfrentou na penúltima rodada o rival Vasco, que também lutava pelo título. Derrota para o cruz-maltino por 2x1, acabando assim com sonho tricolor do Tetra.

Dezembro : O Fluminense encerrou o campeonato contra o Botafogo em Volta Redonda com um empate por 1x1 e a vaga direta na frase de grupos garantida da Libertadores.

A torcida sofreu durante boa parte do ano, mas após algumas contratações no meio do ano, o time encaixou e conseguiu arrancar no Brasileirão, sendo campeão antecipado do segundo turno e conseguindo a tão sonhada vaga na Libertadores 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário